2.11.03

[singelo contributo à evocação que hoje o Almocreve das Petas faz de um dos maiores nomes de sempre da nossa literatura]

Manuel Poppe - É unanimemente considerado uma personalidade agressiva e provocante e temido como tal. Como comenta o facto?
Jorge de Sena - Toda a gente que me conhece sabe que eu não sou nem agressivo nem, como é que disse?... provocante - ou julgado tal - isso tem sido uma das mitologias com que se tem procurado durante décadas neutralizar aquilo que eu tenho procurado ser, como outros em Portugal - felizmente - têm procurado ser e igualmente foram longamente denegridos como eu, e que é procurar dizer a verdade, procurar esclarecer, e ser de uma total independência. Há uma coisa que em Portugal se não perdoa que é a total independência. A independência em Portugal paga-se extremamente cara. Nós temos, em Portugal, de pertencer a qualquer casa da comarca de qualquer coisa, seja um grande partido político ou seja um grupo onomástico. Se não pertencemos a qualquer destas coisas estamos perdidos...

(de uma entrevista realizada em 25 de Abril de 1977, em Catania, Itália, aquando da entrega do Prémio Literário Etna-Taormina a Sena, um dos dois únicos prémios literários que recebeu em vida - publicada no Diário de Notícias em 2 de Junho desse ano)

Sem comentários: