15.2.04

[o João d'O Companheiro Secreto informa que "Domingo passado foi o aniversário da Rita Wemans. Temos saudades dela." - Eu não conheci a Rita, mas também tenho saudades dela]

RITA WEMANS

Nasceu em Lisboa, em 1982.
"Aliou a fé cristã ao empenhamento, pertencendo, desde 1996, ao Movimento Católico de Estudantes (...) Era também catequista na paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, onde planeava iniciar um grupo de jovens. Cedo revelou uma personalidade artística. (...) A escrita e a pintura foram expressões da sua alegria de viver e dedicação aos outros." (da badana de Enchamos tudo de Futuros)
Morreu em 2002, num acidente de automóvel.


Para que, um dia, o que aqui
escrevo não seja só meu, produzido
na noite calada do mais íntimo
de mim, mas floresça em
significados para os outros e os console

Inseguranças

A lápis escrevo o que surge
num confuso emaranhado
de ideias indefinidas
é quase como pescar num cardume
um peixe de cada vez e
ficar a olhar para ele, como
se reflectisse a minha vida.
Escrevo a lápis porque já
nada para mim é certo
E porque me perco neste mundo
Só de ideias, fantasias e considerações
Não sei mais o que penso
Acerca das coisas às
vezes detesto-me por isso

Saber esperar...

Saber esperar o que já veio
Saber ter o que há-de vir
é mais do que pôr uma espe-
rança desmedida no futuro
e ir saboreando o hoje
e o amanhã...

Saber ter olhos para ver o invisível,
e ouvidos p'ra escutar
o que ninguém nos diz,
mas nós queríamos tanto...
Vale a pena sorrir
Quando o que esperam de nós são lágrimas
Vale a pena ver o pôr-do-Sol
e pensar na próxima manhã

Enchamos tudo de futuros
como se eles espreitassem
das nuvens, ou estivessem
à nossa espera para nos dizer
bom dia e para esperarem
até chegarmos lá.

Vale a pena acreditar nos sonhos e
palpá-los mais do que numa esperança vã!

2000

(de Enchamos tudo de Futuros, Sopa de Letras, 2003)

Sem comentários: