24.10.08

Ponto da situação IV

Acaba de ser anunciado que Amadeu Baptista, com o original Doze Cantos do Mundo, é o vencedor deste anodo Prémio Literário Oliva Guerra, promovido pela Câmara Municipal de Sintra. É o 14º prémio atribuído ao Autor e o 8º nos últimos dois anos.

O Amadeu está de parabéns, não tanto pelos prémios, que lhe vão permitindo viver, mas sobretudo pela ousadia que coloca nos seus poemas e pela força que sabe transmitir aos que o lêem. De parabéns está também o Júri, que soube reconhecer essa força, no meio do anonimato dos concorrentes, contribuindo para a divulgação de uma extensa obra já com 26 anos, que merece ser conhecida.

Por sinal, o Jornal de Letras que saiu anteontem traz uma página inteira com uma bela e interessante crónica de Fernando Guimarães, dedicada aos três mais recentes livros de Amadeu Baptista.

2 comentários:

Fernanda Valente disse...

Aproveito para deixar o link de um dos poemas da obra galardoada, publicado no Da Poética, e amavelmente cedido pelo autor:

http://dapoetica.blogspot.com/2008/10/no-sei-o-que-h-entre-dvisnsk-e-nova.html

panaceia disse...

Não podias expressar melhor o que a poesia do Amadeu nos transmite: "pela ousadia que coloca nos seus poemas e pela força que sabe transmitir aos que o lêem".
Obrigada Rui.