22.6.05

[Contraditório (sabendo a pouco...) ao texto do Miguel hoje na TdA]

A Comissão Justiça e Paz dos Institutos Religiosos Portugueses condenou a manifestação da Frente Nacional, que teve lugar este sábado em Lisboa, considerando que os organizadores pecam por uma "visão racista e xenófoba".
"Consideramos legítimo e necessário que os cidadãos manifestem as suas posições e também a sua indignação perante actos e situações que consideram ofensivas do projecto pessoal e colectivo garantido pela lei fundamental do país, mas demarcamo-nos radicalmente dos promotores da manifestação tanto na análise das causas dos problemas, como nas propostas da sua superação", escrevem os Religiosos e Religiosas.
Apontado o dedo a propostas que vão na linha da "limpeza étnica", a mensagem explica que "não podemos continuar a chamar estrangeiros a quem já tem a nacionalidade portuguesa, ou a quem nasceu e sempre viveu em Portugal, ou ainda a quem com toda a probabilidade aqui terá o futuro". A respeito dos recentes acontecimentos na praia de Carcavelos, os Religiosos entendem que esse facto "não passa de um sinal do mal-estar presente na sociedade portuguesa e que tende a agravar-se".
"Desejamos que os governantes tenham a lucidez e a coragem para não escutarem somente aqueles que têm poder reivindicativo, mas que se preocupem por criar condições para que a nossa sociedade não se transforme numa selva onde o que tem garras maiores, com maior quinhão vai ficar", alertam.
Em conclusão, a Comissão Justiça e Paz dos Religiosos manifesta a sua "indignação" com "tudo o que constitui negação da cidadania, não respeitando os direitos e não cumprindo os deveres correspondentes".
"Estamos convencidos de que se todos nós e aqueles que mandatamos para a condução do país estivéssemos informados e interessados em criar um país que não nos envergonhasse pelos desequilíbrios existentes, seguramente não contemplaríamos cenas como as que agora nos preocupam", sublinha o documento.

(Agência Ecclesia - edição Semanal n.º 1013, 21 de Junho de 2005 - negritos da minha responsabilidade)

Sem comentários: