7.6.05

Nos últimos dias dei por mim a seguir sugestões de blogs. Dei-me muito bem.

1. Contagiado pelo entusiasmo do Alexandre Andrade (que já vai no 6º post sobre a película) fui ver "Pas de repos pour les braves" ("Os Bravos Não Têm Descanso").
Cito as sábias palavras do ilustre esverdeado: «O registo é eufórico, de um onirismo a mil léguas de Freud, dotado de lógicas próprias que se encavalitam e fazem negaças umas às outras. E, contudo, o mundo real dir-se-ia mais presente do que em qualquer produto da escola realista, se bem que filtrado, distorcido, transitoriamente do avesso
Permito-me realçar a delirante omnipresença da cacocromia, a sublimidade das cenas nocturnas e a fabulosa (e subtil, q.b.) paródia com os nomes das cidades.

2. A referência de Nicolau Saião a "O caso da 5ª Avenida", um policial de Anna Katharina Green traduzido (parcialmente) por Fernando Pessoa e editado na colecção "Vampiro" dos Livros do Brasil, deixou-me curioso e aproveitei a Feira do Livro para adquirir um exemplarzito (3,20?). Ainda não o li, mas pelo que folheei e pelas pesquisas que fiz (vejam aqui, por exemplo) sobre a Autora, a coisa promete.
[a acreditar na informação da base de dados da Biblioteca Nacional, esta autora, nascida em 1846, é também co-autora disto: "Neonatology and clinical biochemistry / Anne Green, Imogen Morgan. - London : ACB Venture, 1993. - [8], 213 p. ; 21 cm. - (Clinical Biochemistry in Medicine). - ISBN 0-902-429-04-3"]

3. No Domingo ainda fui a tempo de ouvir a repetição do programa "Os Verdes Anos do Mestre Salgueiro", da autoria de João Paulo Baltazar, na TSF sugerido pela Margarida Ferra. Uma reportagem a mostrar que é possível redescobrir a ruralidade e os saberes tradicionais sem pieguices romantizadas ou saudosimos e a lançar pistas para as maneiras práticas de lutar contra a descaracterização.

Sem comentários: