3.1.09

VASCO MIRANDA


POEMAS EM PROSA


PRIMEIRO POEMA


Hoje pensei dois versos com a mesma naturalidade com que um botão se abre em flor. Se amanhã pensar outros dois igualmente intensivos e desigualmente naturais, poderei enfim convencer-me de que estou metido numa fogueira que me põe ao rubro e não consome.

SEGUNDO POEMA

Meteu o punhal dentro do bolso e saiu para a noite deserta. Deserta e escura. Seu desejo assassino era somente apunhalar as trevas e riscá-las de luz.

TERCEIRO POEMA

Quando as balas rasgaram a carne em estilhaços, o monstro ficou ali, na noite escura, para pasto dos corvos. Mas quando, ao acordar da manhã, lhe arrancaram a capa manchada de sangue e uma estrela riscou no azul a sentença decisiva, caíram fulminados pelo ódio do desespero ao ódio cego. Tinham morto o Poeta.

QUARTO POEMA

Nos bairros destruídos, nas casas pilhadas, nas moradias de lata, nos reféns amordaçados, nos presidiários humilhados, nas mulheres vendidas, em tudo ponho a minha assinatura. Acrescento-a simplesmente da palavra - perdão.

QUINTO POEMA

Avançam de todos os lados como para nos esmagar. Corcéis de fogo! Galope audaz! Marcha violenta na manhã carregada de sombras. Vozearia e fumo. Canções e trovão. A vida já não é recusa. O problema não é o da quadratura do círculo. O sol faz um desvio de graus. Só eu tenho a chave desta explosão que anda na boca de toda a gente. Porquê, então, voltar tragicamente as costas?...

SEXTO POEMA

Aceito a vida com a mesma força com que um crente tem fé. E porque a fonte é pura não careço de reacção. Nas minhas águas lavam-se os frutos. Posso mordê-los e dar a comer... Ah, que prazer sentir-me na terra como uma cerejeira que tem os braços erguidos para o céu e as cerejas a oferecer-se, pendentes, ao primeiro caminheiro errante!...
Isto, sim, é Alegria e estar Presente.

(de Alfa e Ómega, 1951)

1.1.09

ANTÓNIO LEITÃO

pomba


Aguardo uma pomba pequena
que chegue manhã com o sol,

que venha beijar-me este olhar
pisado de espera e vigília:

a pomba traz lume nas asas
e o céu fica roto de paz;

sustêm-se as coisas no assombro
da rota da pomba pequena!

Poema que eu vivo na alma
corado de ser esta pomba

pequena, de lume nas asas,
que chega manhã com o sol!

(de Chuva-Cântico-Esperança, edição do Autor, 1965)

30.12.08

RUI TAVARES

(...) Descobrem que já eram amigos antes de se conhecerem. (...)

(in Olímpio, Diatribe, 2008)