30.10.03

Responsáveis...

O Zé Diogo Quintela, um dos do (sublime) Gato Fedorento, assume hoje um tom mais sério para comentar as palavras de Catalina Pestana que afirmou anteontem (como já tinha feito noutras ocasiões) que todos somos responsáveis.
Parece-me que ZDQ (como muito boa gente deste País) não percebeu aquilo que eu acho que percebi.
Não entendo as palavras da Provedora da Casa Pia como uma acusão colectiva, como se a culpa, neste caso específico, fosse de todos (e portanto de ninguém).

O que creio que a Dra Catalina quer dizer é que todos somos responsáveis uns pelos outros e particularmente pelos mais frágeis - as crianças, certamente, e em particular as mais abandonadas, mas também os mais velhos, mas também os deficientes, mas também os que vivem na pobreza.
É algo que devia ser claro numa Democracia: somos a garantia da felicidade uns dos outros; todos temos a obrigação de contribuir, como soubermos e pudermos, para o bem-estar de todos, para além do estrito cumprimento de leis e normas instituídas.
A culpa é sem dúvida dos que abusaram, dos que calaram, dos que foram cúmplices, mas isso não impede que cada um de nós possa ser um cidadão responsável.

Sem comentários: