12.8.03

SAM SHEPARD

Nasceu em Novembro de 1943, em Fort Sheridan, Illinois, nos Estados Unidos da América.
É um dos mais importantes dramaturgos e guionistas da actualidade.


3.30 da manhã

será um galo
ou uma mulher gritando na distância

será o céu negro da noite profunda
ou o quase azul-escuro dentro da madrugada

será um quarto de motel
ou a casa de alguém

será o meu corpo vivo
ou morto

será o Texas
ou Berlim-Oeste

afinal
que horas são

a que pensamentos
posso chamar meus aliados

e se suspendesse
todo o pensamento

uma pausa honesta
num espaço vazio

deixem-me navegar a estrada
de cabeça vazia

só uma vez

não estou a suplicar

não estou a pôr-me de joelhos

não estou em condições de dar luta.

9/12/80
Fredericksburg, Texas



Bom, agora vamos direito ao assunto
Dizes
Que te sentes despedaçada porque não podes escrever
Ou
Não podes escrever porque te sentes despedaçada

Dizes
Que estes tempos te tornaram cínica
Ou
Estes tempos confirmam o teu cinismo

Bom, agora deixa-me dizer uma coisa
Preferia andar a laçar novilhos
A discutir política contigo

Preferia estar perdido de bêbedo
Debaixo do atrelado de um camião

O teu desespero é mais chato
Que o Merv Griffin Show

A tua hipócrita choradeira
As tuas soluções baratas para a criminalidade

Deixa-te de manias e cozinha
Faz do teu tempo
O que quiseres
Mas não queimes o meu.

2/80
Santa Rosa, Ca.



no chão de joelhos
cotovelos espetados dentro da noite

é verdade
esta profunda ligação
é deveras verdade

a terra liberta uma mensagem
exala-a
e enche-me se a respiro

texugos
coelhos mortos
o calor do dia que a terra ressuma

estás num comboio algures
bem te vejo olhando pela janela
lá fora algures Salt Lake City

e eu para aqui estou
debruçado da janela.

29/4/81
Homestead Valley, Ca.



desde a relva alta, alta
até à esquina do parque
vejo-te que me estudas

eu vejo-te quando tu não sabes que estou a olhar
e cada olhar que te roubo
deixa-me um dia mais novo

Ultimamente tem sido difícil apanhar-te
ou então sou eu que estou a ficar velho
um dos dois está com certeza a perder

6/11/81
Homestead Valley, Ca.



(de Crónicas Americanas, 2ª ed: s/d, Difel - tradução de José Vieira de Lima)
[Muitos temas deste livro, de 1982, que inclui poemas e pequenos contos, estão na base da peça Superstitions e de Paris, Texas, o filme de Wim Wenders de cujo argumento Shepard é autor.
O primeiro dos poemas acima foi musicado pelos Trovante e incluído no seu último álbum, Um destes dias...]

Sem comentários: