14.2.04

Hoje as convenções consumistas festejam um tal São Valentim, diferente do que consta do martiriológio romano. Pacheco Pereira diz até que este "é o dia do amor liofilizado".

A Igreja Católica continua a considerar Valentim como um exemplo digno de ser seguido, mas neste dia dá maior destaque aos santos Cirilo e Metódio, dois irmãos que viveram no século IX e que, oriundos da cidade de Salónica (agora Tessalónica) na região dos Balcãs, se tornaram nos evangelizadores da toda a zona eslava.
João Paulo II declarou-os co-padroeiros da Europa no último dia de 1980, manifestando assim, que a expansão do cristianismo neste continente foi (está a ser) vivida em todo o seu território e que as diferenças culturais não são entrave a uma unidade de facto numa fé comum, assim nos saibamos conhecer uns aos outros. Como o Papa gosta de dizer: "uma Europa que respira com dois pulmões".

(Há uma carta encíclica, que vale a pena ler, sobre estes santos: Slavorum Apostoli, de 1985 - não está disponível on-line em potuguês, mas existe uma edição da editora do Apostolado da Oração, de Braga)

Sem comentários: